segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CONTINUAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DO ROMANCE

Quarto episódio Um corpo sem nome é único episódio narrador na primeira pessoa o narrador vê uma mulher que chega cambaleando e morre nos degraus da escadaria da igreja no largo da palma. Como testemunha, tendo a mulher morrida em seus braços vai até a delegacia, curioso para saber de quem se trata. Dois meses depois, o narrador volta ao largo da palma. A visão humanizada do largo cuja memória não abarca todos os acontecimentos, talvez tenha esquecido a mulher sem nome. E sobre a mulher: a morte não a matou, porque morreu fora do corpo. E, por isso, não morreu no Largo da palma.
Quinto Episódio Os enforcados esta narrativa esta localizada temporalmente. Através de um cego , a história da revolução dos alfaiates é contada numa perspectiva de pessoas que assistiram ao enforcamento dos revolucionários acusados.O ceguinho do largo da palma , como era chamado ,sentiu que estava vazio , que a igreja tinha poucos fiéis e todos saíram apressados.
Sexto Episódio A pedra esta narrativa faz referência ao período bubônica na Bahia.Toma o espaço , dizima a população .A o lado da peste esta um belíssimo brilhante. O largo da palma , a velha igreja participam do sofrimento . o sino que toca dolorosamente anunciando as mortes , as pedras , o medo.

Nenhum comentário: